segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Dieta de frutas


Comer frutas, legumes e verduras é mais saudável do comer aqueles lanches super calóricos, exactamente por causa dos minerais, vitaminas e fibras. No entanto, de acordo com um artigo que li (Revista Seleções, Junho/2007), o facto de comer alimentos frutas, legumes e verduras todos os dias não garante que se esteja ingerindo os nutrientes essenciais em quantidade suficiente. Segundo o autor do artigo, Dr. David Heber, é preciso escolher os alimentos pelas cores, que estão distribuídos em sete famílias. Segundo ele, basta acrescentar uma porção de cada uma das sete famílias de cores ao alimento habitual.


As famílias são as seguintes:


VERMELHO/ROXO


Estes alimentos contêm antocianinas, poderosos antioxidantes, poderosos antioxidantes capazes de reduzir o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, ao inibir a formação de coágulos. Alguns deles: ameixa, ameixa-preta, amora, berinjela, cereja, framboesa, maçã, mirtilo, morango, pimentão vermelho, repolho roxo, uva vermelha ou roxa.


VERMELHO


Qualquer alimento à base de tomate fornece boas doses de licopeno, antioxidante que combate o câncer. Experimente também: goiaba e melancia.


LARANJAO


betacaroteno dos alimentos cor laranja fortalece os olhos e a pele, e pode diminuir o risco de certos tipos de câncer - abóbora,cenoura, damasco, manga, morango.


LARANJA/AMARELO


Estes primos da família laranja são ricos em betacriptoxantina, antioxidante que protege as células: abacaxi, laranja,mamão, nectarina, pêssego, tangerina.


AMARELO/VERDE


Mais proteção para os seus olhos: estes alimentos contêm luteína e zeaxantina, substâncias capazes de auxiliar no combate à catarata e à degeneração macular - abacate, abobrinha (com casca), alface, couve, ervilha espinafre, kiwi, melão, milho.


VERDE


Estes reúnem substãncias químicas naturais chamadas isoticionatos, como como sulforafano e indóis, que estimulam a produção de enzimas do fígado que combatem o câncer: agrião, brócolis, couve, couve-chinesa, couve-de-bruxelas, couve-flor, repolho.


BRANCO/VERDE


Alho e cebola contêm alicina, que combate tumores. Cogumelos têm outras substâncias preventivas. Estes vegetais, ricos em flavonóides, atuam na proteção das células. Mais: aipo, alcachofra, alho-poró, aspargo, cebolinha e endívia.Dr. David Heber, segundo a revista, estuda esse assunto há mais de vinte anos e acredita que uma alimentação monocromática é responsável pelas enfermidades mais comuns, como as doenças cardíacas, o câncer, a obesidade e a diabetes e que a cor é a chave para uma boa nutrição.

Etiquetas: , , , ,


# publicada por Jorge M. Gonçalves : 09:52


Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação



<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

Low Carb Newsfeed Health Newsfeed

GALERIACORES GALERIACORESGALERIACORES GALERIACORESGALERIACORES GALERIACORESGALERIACORES GALERIACORES

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos