domingo, 22 de abril de 2012

Menos carne, mais alimentos biológicos e andar a pé pelo desenvolvimento sustentável


A associação ambientalista Quercus lembra que todos podem fazer a diferença na promoção de um desenvolvimento sustentável e aconselha as pessoas a reduzir o consumo de carne, preferir os alimentos biológicos ou poupar água, entre outros.


Em comunicado, a Quercus sublinha que, passados mais de quarenta anos sobre a criação da data que assinala internacionalmente o Dia da Terra, «o caminho percorrido não tem ido no bom sentido» e não se têm feito progressos na capacidade de conhecer e respeitar os limites de sustentabilidade do planeta.

«Em Portugal, muitos dos projectos desenvolvidos nos últimos anos são insustentáveis tanto do ponto de vista financeiro como, sobretudo, do ambiental: entre inúmeros maus exemplos, avultam a construção de estradas atravessando áreas ecológicas sensíveis e que estimula o uso do automóvel com a consequente poluição», diz a organização.

Na opinião da Quercus, é importante não esquecer que se continua a viver uma crise ambiental, «com problemas tão graves como o aquecimento global, a perda de biodoversidade, o crescimento exponencial da população humana ou a massificação dos padrões de consumo».

No dia dedicado ao planeta Terra, a associação ambientalista defende que nunca é demais recordar o que cada um pode fazer por um desenvolvimento sustentável e aconselha a reduzir o consumo de carne proveniente de produção intensiva, preferir alimentos biológicos, não comprar animais em vias de extinção ou poupar água.

Propõe também que se plante espécies autóctones, se reduza o consumo de energia, que se pense bem antes de comprar qualquer bem ou serviços e se reflita sobre a sua necessidade e/ou utilidade, dando-se preferência a bens nacionais.

Sugere ainda que se ande a pé, de bicicletas ou transportes coletivos, se respeite os mesmos princípios em contexto de trabalho, escola ou férias, se exija que os representantes políticos assumam estratégias de promoção da sustentabilidade e que as empresas disponibilizem produtos e serviços mais sustentáveis.

A Quercus vai estar presente na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+ 20, a decorrer no Rio de Janeiro entre os dias 20 a 22 de junho.


Fonte: Sol.sapo.pt

# publicada por Jorge M. Gonçalves : 06:05




<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]

Low Carb Newsfeed Health Newsfeed

GALERIACORES GALERIACORESGALERIACORES GALERIACORESGALERIACORES GALERIACORESGALERIACORES GALERIACORES

Galeriacores / Home I ForumsIGrupo/Groups I Cartoons I Publicações I Culinária/Recipes

Altar virtual /Chapel I Notícias dos Açores I Notícias da Graciosa I Links I Fotos-Photos